quinta-feira, dezembro 13, 2007

Índia

Como eu disse num post anterior eu perdi o arquivo que eu tinha sobre a Índia. Mas pra não deixar esse país um tanto quanto diferente passar em branco eu criei paciência pra escrever algumas coisas de novo.


Índia, por onde começar? Hummm, deixe-me ver. Característica mais marcante: pobreza. Não, não, acho que é a bagunça. Ainda não... quem sabe não seja a sujeira. Ah! já sei! A sujeira em meio a toda a bagunça acentua os traços de pobreza da Índia. Agora sim começou a ficar com cara de Índia.

Não que eu queria assustar alguém com o primeiro parágrafo, mas se um dia você for pra Índia essas serão as primeiras palavras que virão a sua cabeça (a não ser que você fique num hotel 5 estrelas e não sai para ver a realidade). Eu sei que em alguns países de terceiro mundo que eu visitei eu falei de pontos parecidos com esses, mas acreditem, a Índia está em outro nível.

Afinal em nenhum outro país eu avistava barata e rato no chão do restaurante. Em nenhum outro país eu dormia perto de um monte de pombo que tentavam atacar o nosso quarto à noite. Em nenhum outro país eu tive que desviar de tanta vaca no meio da rua.

Falando das vaquinhas, realmente existem vários desses deuses passeando pela rua. É estranho no começo, mas você até que se acostuma rápido. Claro que isso não quer dizer que alguns fatos extraordinários deixam de acontecer. Como uma vaca cair do telhado de uma casa e quase acertar dois atromelados na cabeça (sim, isso aconteceu!). Ou o seu chinelo arrebentar no meio da rua e justamente o passo seguinte ser exatamente em cima das fezes de um desses queridos animais.

Mas não vai achando que a Índia é só essas coisas ruins que eu falei até agora. O país é bem interessante e muitas vezes até intrigante e surpreendente. Quando você começa a ver o lado religioso do país, a cultura em geral e como isso afeta o comportamento da população a perspectiva muda bastante.

Para ilustrar, um dia a gente queria economizar uma grana e decidimos pegar um ônibus totalmente local para uma cidade vizinha, viagem de uns 40 km que deve ter durado quase uma hora. Quando a gente entrou no ônibus – depois de muito mimiquês – descobrimos que éramos os únicos gringos em meio a um ônibus lotado de indianos humildes. Todo mundo olhando pra gente, tava na cara que a gente era um corpo estranho ali. Numa situação dessas no Brasil a gente teria sorte se saísse com as roupas no corpo, ainda mais porque o ponto final do ônibus era um breu total. Mas na Índia foi bem diferente. Durante o percurso do ônibus algumas pessoas tentaram desenrolar o pouco inglês que tinham para ajudar a gente a chegar no lugar que a gente tinha que ir. Quer dizer, as pessoas estavam curiosas e tentando ajudar os gringos que não sabiam o que estavam fazendo, enquanto no Brasil a galera tenta é enganar o gringo otário para tirar vantagem.

Quando você conversa com outros turistas sobre a Índia toda essa impressão sobre sujeira, bagunça e pobreza transparece. Mas a verdade é que com o crescimento rápido que a Índia está experimentando nos últimos anos isso pode se resolver facilmente. Agora será que a mentalidade geral da cultura brasileira de tirar vantagem pode ser mudada tão facilmente?

É, cada país com o seu problema e cada pessoa com a sua opinião...


PS: os posts estão bem atrasados, mas as fotos o Sósia tá mantendo em dia. É só acessar http://picasaweb.google.com/matheus.beccalli

Nenhum comentário: