quinta-feira, outubro 11, 2007

Eslováquia, Polônia, Turquia e Grécia

Chegamos na Bratislava pra passar só duas noites, pior ainda, as noites de terça e quarta-feira. Pra complicar um pouco mais a quarta-feira era feriado nacional e quase tudo estava fechado. E como se isso tudo não bastasse ainda estava chovendo... Enfim, uma passagem rápida sem muito que falar a não ser o rápido turismo pela cidade e o ping-pong no albergue.

De lá fomos direto pra Cracóvia na Polônia, lugar que quase se tornou nossa casa. Isso porque o albergue era tão bom que durante o dia quase não saíamos de lá. Tinha ping-pong, sinuca e mini-cinema de graça, além, é claro, de lavarem nossa roupa de graça e terem churrasco toda noite. Dá pra entender porque a gente se apegou tanto, né?

Como a gente passava o dia quase todo no albergue a noite a gente não conseguia mais ficar naquele lugar e acabava saindo. A gente ficou lá de quinta a segunda e eu só não saí na noite de domingo. Pra tentar conhecer um pouco melhor a cidade saímos cada noite numa boate diferente. E no fim de semana conhecemos umas irlandesas do nosso quarto que depois deram o que falar. Vida noturna bem agitada e muito boa nessa tal de Polônia.

Ah, sim. Na Polônia encontramos com o Márcio e o Rogério, dois amigos do ITA. O primeiro tá trabalhando na República Tcheca e o outro estudando em Dublin. É bem estranho você ir conversando com a galera na internet e falar “Então beleza, a gente se encontra na Polônia” e depois de uns dias a galera se encontra.

Saindo de Cracóvia com os ânimos animados partimos pra uma das viagens mais peculiares até agora. Depois de pegar táxi, avião, ônibus, trem, ônibus de novo, trem de novo e táxi de novo a gente chegou em Istambul na Turquia. Não lembro se eu falei, mas como a gente não pôde ir pra Ucrânia a Turquia acabou ganhando vários dias a mais.

Ficamos três dias em Istanbul, encontramos a Duygu (amiga turca que morou no Brasil um tempo) e conhecemos Cistern Basílica, Hagia Sofia (que estava concorrendo as novas sete maravilhas, mas não ganhou) e o Blue Mosque. Tudo bem irado e foi uma ótima introdução pra tudo que a Turquia ia mostrar pra gente.

Depois disso a gente partiu pra Capadócia. Dormimos em hotel escavado na pedra e fizemos o passeio de balão. Muito estranho no passeio de balão é que a gente era os únicos moleques do grupo, mas também 150 euros por duas horas de passeio não é nada barato (to comendo miojo até hoje pra tentar colocar as contas em dia)... A região da Capadócia é bem antiga, é até citada na Biblia, então tinha bastante história para conhecer. Pra realmente conhecer o lugar a gente pagou dois dias de turismo com guia e tudo. Tudo bem que a guia não era das melhores, mas deu pra ter uma noção muito boa da região.

Chegamos então em Pamukkale e Ephesus pra conhecer as famosas piscinas de calcário que parecem neve, a cidade de Hierapolis e a cidade de Ephesus. As duas cidades ruínas são bem antigas e com o guia explicando pra gente um pouco sobre a história do lugar tudo ficou bem interessante. Eu até descobri que o símbolo da farmácia é uma cobra por causa da cidade de Hireapolis, já que naquela região haviam muitas cobras e a cidade de Hireapolis era conhecida como um grande centro de tratamento hospitalar (pelo menos foi o que o guia falou).

Como a gente tava ali do lado das ilhas gregas ao invés de ir pra Grécia por terra a gente decidiu ir pelo mar passando por umas ilhas gregas antes de chegar em Atenas. Como as balsas entre todas as ilhas gregas não rolam todos os dias a gente foi obrigado a sair pingando em algumas ilhas. Primeiro paramos uma tarde em Samos e de lá partimos para Mykonos (ilha bem famosa pelas festas que tem, mas como era fim de temporada e como a gente tá meio sem dinheiro decidimos não sair) e por último fomos pra Santorini. Passamos 3 dias em Santorini e aproveitamos bastante, Santorini foi indicada pra gente como umas das ilhas gregas mais bonitas e não deixou nem um pouco a desejar. Conhecemos praias de areias vermelhas, pretas, brancas e presenciamos um pôr-do-sol show de bola, um dos mais bonitos do mundo segundo os gregos.

Depois de muito relaxar nas praias de Santorini pegamos a balsa pra Atenas pra passar dois dias. Conhecemos Acropolis, alguns museus sobre a Grécia antiga e mais algumas coisas sobre essa cidade berço da civilização. O dia tava um pouco quente demais e a gente meio sem disposição pra ficar batendo perna pela cidade antiga, mas mesmo assim foi bem interessante conhecer toda essa história...

Com isso acabou-se a parte da Europa. Conhecemos vários países, cidades famosas, igrejas, museus, fizemos varios amigos de viagem, gastamos muito dinheiro, saímos em varias boates diferentes, enfim aproveitamos ao máximo a nossa estadia por lá. De lá partimos para a África, uma semana de Egito e duas semanas de África do Sul, que vão ser assuntos para os próximos capítulos.

Peço desculpa pela falta de detalhes nesses posts sobre a Europa. Mas como praticamente a cada três dias estávamos em algum lugar diferente era complicado atualizar o blog e mais difícil ainda contar os detalhes.

Lembrando, pra ver as fotos da viagem acessem http://picasaweb.google.com/matheus.beccalli.